terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Ivermectina e hidroxicloroquina foram os medicamentos mais pesquisados no Paraná


 














Em um ano marcado pela pandemia do novo coronavírus, é natural que a saúde e a ciência estejam mais em pauta que nunca. E um ranking elaborado pelo maior portal do varejo farmacêutico do Brasil, o Consulta Remédios, mostra o comportamento e a curiosidade do paranaense em relação ao coronavírus.

Ao longo do ano passado, os medicamentos (ou princípio ativo, dependendo do caso) mais buscados pelos paranaenses foram a ivermectina, a hidroxicloroquina e a dexametasona, todos relacionados à Covid-19.

A Ivermectina, por exemplo, teve recorde de consultas e intenções de compra na plataforma online. Só no Paraná foram mais de 529 mil buscas no Consulta Remédios, que podem configurar pesquisas por informações sobre o medicamento, pela bula e mesmo por disponibilidade nas farmácias cadastradas ou pelo preço. Na comparação com o ano anterior, houve crescimento de 927,30% nas procuras.

A hidroxicloroquina aparece na segunda colocação, com 153,5 mil buscas e crescimento de 2.260,45% na comparação com 2019. Já a dexametasona, terceira colocada, foi buscada 147,4 mil vezes, aumento de 29,41% em relação ao ano anterior. Outros medicamentos relacionados à Covid-19, como azitromicina e Annita, também aparecem no top 10.

De acordo com a farmacêutica responsável pelo Consulta Remédios, Francielle Mathias, a busca por esses medicamentos do top 10 tem a ver com a curiosidade das pessoas pelas suposições de tratamentos para o coronavírus e também pela facilidade de acesso a pesquisas sobre a composição e as compras de forma on-line. A Ivermectina, por exemplo, passou a ser ainda mais requisitada por ter sua venda liberada de forma remota. Diferente do que acontece com os demais medicamentos relacionados à Covid-19, que apesar de ter um número elevado de buscas, não tiveram aumento das vendas.

“O aumento da aquisição de Ivermectina foi observado porque a azitromicina e a hidroxicloroquina, por exemplo, pertencem a portarias de medicamentos controlados, em que no caso a venda não é permitida de forma on-line. Já a ivermectina, que alternou em ser controlada e depois liberada, passou a ser mais procurada desta forma, tornando-se o medicamento com o maior número de aquisições em 2020”, explica a farmacêutica.

Além dos remédios relacionados à Covid-19, que aparecem no top 3 do ranking de mais buscados, na sequência figuram medicamentos que já são tradicionalmente mais pesquisados, como antialérgicos, antiinflamatórios, remédios para doenças pulmonares, cardiovasculares e tratamento para câncer.

A pandemia também trouxe um representativo aumento de novos usuários e vendas on-line no Brasil. “O marketplace do Consulta Remédios que iniciou no segundo semestre de 2019 recebia em torno de 15 pedidos por dia, passou a receber mais de 100, sendo que diariamente também atingiram uma média de 2.500 redirecionamentos para o e-commerce de farmácias do Brasil. Hoje, a plataforma possui mais 120 milhões de usuários únicos, e a cada dia supera a marca de buscas e vendas”.