sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

PT decide que não apoiará Arthur Lira para a presidência da Câmara


 












A bancada do PT na Câmara dos Deputados decidiu nesta 4ª feira (16.dez.2020) que não apoiará Arthur Lira (PP-AL) para a presidência da Casa.

A sigla ainda estuda em qual nome votará. A tendência é que fique com o eventual candidato apoiado pelo atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Lira é considerado aliado do presidente Jair Bolsonaro. Em entrevista ao Poder360, ele negou que, se eleito, não será líder do Governo nem terá a “truculência política” que atribui neste momento a Maia.

Em seu perfil no Twitter, a deputada federal e presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), fez o anúncio da decisão (sem citar diretamente o nome de Lira):

O PT não comporá bloco para a mesa da Câmara com candidatura apoiada por Bolsonaro. Junto com a oposição construirá alternativa de bloco em defesa da democracia e uma candidatura que represente e debata um programa e uma agenda para derrotar Bolsonaro e tirar o país da crise

— Gleisi Hoffmann (@gleisi) December 17, 2020

O STF (Supremo Tribunal Federal) vetou nova candidatura de Rodrigo Maia. Atualmente, 4 deputados buscam o apoio do grupo político do demista para concorrer. São eles: Luciano Bivar (PSL-PE), Elmar Nascimento (DEM-BA), Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) e Baleia Rossi (MDB-SP). Aguinaldo e Baleia são os mais cotados para ter a bênção do atual presidente da Casa.

Maia tem sido pressionado por aliados a anunciar logo quem será seu candidato. A leitura é que Lira consegue avançar na busca por apoios com mais facilidade enquanto não tiver um adversário definido.

É importante para o governo ter um aliado no cargo de presidente da Câmara porque o ocupante do posto é quem define a pauta de votação da Casa. Afrouxamento na legislação sobre armas, por exemplo, só sai do papel se o presidente da Câmara (e o do Senado) colocar a proposta em votação.

Nesta 4ª feira (16.dez), Lira teve um reforço em sua candidatura. O Republicanos, partido que tem 31 deputados, resolveu apoiá-lo.

Com isso, Arthur Lira passa a ter em torno de si partidos que somam 204 deputados. A conta inclui siglas que tinham representante no lançamento de sua candidatura e outras que sinalizaram apoio. São elas: PP, PL, PSD, Solidariedade, Pros, PSC, Avante, Patriota e PTB, além do Republicanos.

A eleição para presidente da Câmara será em 1º de fevereiro de 2021. Se todos os 513 deputados votarem são necessários 257 votos para ser eleito.

PODER360