sexta-feira, 20 de março de 2020

Paraná decreta estado de emergência e o fechamento de shoppings e academias



O governo do Paraná acaba de decretar a suspensão de parte das atividades comerciais no Estado, incluindo shoppings, galerias e academias. O fechamento deve ser gradativo. A medida de emergência faz parte da estratégia do governo para minimizar os efeitos da pandemia do coronavírus. A informação foi dada de forma online pelo Secretário da Casa Civil, Guto Silva.
O decreto 4.301/20 emitido nesta quinta-feira (19) pelo Governo do Estado determina o fechamento de shopping centers e estabelecimentos congêneres, além de academias e centros de ginástica, e não inclui lojas de ruas e petshops. A medida vale por prazo indeterminado e é mais um esforço no sentido de evitar a propagação do novo coronavírus no Paraná.
O Estado emitiu um ofício para entidades de representação de restaurantes, bares e centros/polos gastronômicos, com a recomendação para fechamento destes estabelecimentos até meia-noite. O documento também orienta para a necessidade de intensificação da higienização e limpeza de áreas comuns, além de alertar para a separação entre os clientes de, no mínimo, um metro de distância.
Também foi anunciado o reforço de 360 profissionais da saúde, chamados do concurso de 2016 — médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem.
Pouco antes a Prefeitura de Curitiba havia emitido um decreto que também suspendia o funcionamento do comércio de forma parcial, incluindo academias, teatros, cinemas, bares e casas noturnas, mas sem incluir shoppings.