quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Deputado Boca Aberta tem mandato suspenso por seis meses, pelo Conselho de Ética

Deputado Boca Aberta tem mandato suspenso por seis meses, pelo Conselho de Ética

Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados aprovou por 10 votos a 1 a suspensão do mandato do deputado Boca Aberta (Pros-PR), por seis meses. O caso envolve duas representações por agressões: uma contra o deputado Hiran Gonçalves (PP-RR) e outra por ter invadido uma UPA na região metropolitana de Londrina (PR).
O deputado Boca Aberta se defendeu afirmando que é “impossível invadir um local público” e que já teria se desculpado com parlamentares com quem teve divergências.
Boca Aberta teve único voto contra a suspensão dado pelo deputado alagoano João Henrique Caldas, o JHC (PSB-AL).
Ele vai recorrer da decisão à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Se a decisão da CCJ for favorável ao relatório, o Conselho de Ética deve encaminhar um projeto de resolução para que o Plenário da Câmara vote.
Invasão de UPA
Segundo acusação do Ministério Público, na madrugada do dia 17 de março deste ano, o deputado Boca Aberta entrou na UPA de Jataizinho, região metropolitana de Londrina, onde encontrou um médico dormindo durante o plantão.
Boca Aberta iniciou um tumulto, constrangendo médicos, demais profissionais da Saúde e guardas municipais que estavam no local. E realizou a exposição considerada indevida das imagens em redes sociais.
Por conta desse episódio, de diversos embates do deputado com outros parlamentares e por ter tentado desqualificar as ações do Conselho de Ética, o parecer do deputado Alexandre Leite (DEM-SP) foi pela cassação do mandato. Mas, após o debate de hoje com os deputados, o relator mudou seu parecer e recomendou apenas a suspensão do mandato por seis meses.
O deputado Boca Aberta esteve presente à reunião do conselho e se defendeu, afirmando que se elegeu protegendo os interesses dos mais pobres, exatamente o que ele estaria fazendo ao entrar na UPA em março, argumentou. 
(Com informações da Agência Câmara Notícias)