sábado, 21 de dezembro de 2019

Firmino marca contra Flamengo e Liverpool é campeão mundial pela primeira vez.

O jogador Roberto Firmino do Liverpool durante a partida entre Flamengo e Liverpool, válida pela final do Mundial de Clubes FIFA 2019, no Estádio Khalifa Internacional em Doha no Catar, neste sábado (21). Por: Cristiano Andujar

Flamengo e Liverpool fizeram uma final equilibrada no Mundial de Clubes, na tarde deste sábado (21), no estádio Kalipha International, em Doha, no Qatar. Depois de um zero a zero nos 90 minutos, a partida foi decidida na prorrogação.

Roberto Firmino marcou o gol que deu o título Mundial ao Liverpool, aos 8 minutos do primeiro tempo da prorrogação. Com a vitória, a equipe inglesa devolve a derrota sofrida em 1981 e conquista o título pela primeira vez em sua história.

O primeiro tempo em Doha foi equilibrado. O Flamengo teve mais posse de bola, mas o Liverpool criou algumas boas chances, especialmente nos minutos iniciais.

A melhor chance da primeira etapa aconteceu com um minuto de bola rolando. Lançamento longo nas costas da defesa achou Roberto Firmino, que entrou na área e, da altura da marca do pênalti e de frente para Diego Alves, errou a finalização e mandou por cima do gol.

Em novo lançamento longo, desta vez de antes da linha média, Salah foi acionado pela direita aos 4 minutos. O Egípcio entrou na área, se livrou do marcador, girou e rolou para a entrada de Keita. O meia chegou batendo de primeira mas também errou o alvo e desperdiçou a chance de marcar.

O Liverpool marcava a partir da intermediária, no campo do Flamengo, e quando roubava a bola partia em velocidade tentando resolver a jogada em poucos toques. Foi assim aos 6, quando Gerson perdeu a bola e Robertson tocou na direita para Arnold. O lateral avançou e chutou cruzado de fora da área. A bola foi pelo chão e passou perto da trave de Diego Alves.

O Flamengo acertou a marcação e controlou a pose de bola daí em diante. Aos poucos a equipe brasileira foi ganhando confiança e crescendo no jogo.

Aos 18, Rafinha cruzou da direita e Bruno Henrique cabeceou em cima do zagueiro inglês. No rebote, Gabigol soltou uma bomba e a bola explodiu na zaga. Hora na direita, hora na esquerda, Bruno Henrique era o mais insinuante e perigoso do lado Rubro-Negro e fez duas grandes jogadas aos 20 e 23 minutos, mas após cruzar não apareceu ninguém para finalizar.

Na melhor chance do Fla no primeiro tempo, Pablo Marí faz lançamento longo para Bruno Henrique, que mata no peito, entra na área e chuta, mas o zagueiro Joe Gomez chega na última hora e consegue cortar para escanteio.

O Flamengo mandou no jogo até os 32, mas depois caiu um pouco de ritmo e o jogo seguiu equilibrado e sem grandes emoções até o fim da etapa.