quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

Porteiro denuncia moradora de prédio que o chamou de 'macaco' e mulher é presa em Contagem

Gilvan Vitalino, de 43 anos, registrou denúncia contra uma moradora do prédio onde trabalha, em Contagem, que o chamou de 'macaco' — Foto: Carlos Eduardo Alvim/TV Globo

Uma mulher foi presa em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na noite desta terça-feira (24) por suspeita de injúria racial contra o porteiro do prédio onde mora. Segundo relato da vítima, ela o chamou de "macaco, safado e fedorento".

A Polícia Militar foi chamada ao prédio, no bairro Novo Eldorado, por causa da confusão. O porteiro, Gilvan Vitalino, de 43 anos, disse que o interfone não estava funcionando e, por orientação do síndico, todos os moradores deveriam ir à portaria para liberar a entrada de visitas para esta noite de natal.

Quando a mãe de mulher, de 31 anos, chegou, o porteiro seguiu a orientação e pediu que a senhora ligasse para a filha, a pedindo para descer. Por telefone, de acordo com o boletim de ocorrência, a mulher xingou vários palavrões o porteiro porque ela mora em um bloco mais afastado da portaria, mas acabou descendo.

Já na portaria, a mulher continuou a xingar e chegou a chamá-lo de "macaco, safado e fedorento". Testemunhas viram a agressão e chamaram a polícia.

Gilvan, que trabalha no condomínio há cerca de um ano, disse que nunca havia passado por uma situação igual na vida.

Todos foram levados para a delegacia. No local, Ariane estava bastante emocionada e chorando muito. À TV Globo, a mãe dela disse que essa não foi a índole que ela ensinou para os filhos e disse que a filha não ofendeu o porteiro.

Até a publicação desta reportagem, Gilvan e a mulher estavam na Delegacia de Plantão de Contagem, para prestar os esclarecimentos.