domingo, 22 de dezembro de 2019

Pai proíbe aborto em filha de 10 anos grávida no interior do Acre



Após levar a filha grávida aos dez anos para realizar um aborto em um hospital de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, um homem mudou de ideia e não autorizou a interrupção da gestação. Ainda não se sabe quem estuprou a menina.

O caso é investigado pela Polícia Civil de Tarauacá, cidade onde a menina vive com o pai e com a irmã de 12 anos. De acordo com o Conselho Tutelar da cidade, o pai chegou a autorizar o aborto, mas depois disse que foi forçado a assinar o documento. Ele passou três dias conversando com a equipe médica do hospital.

Além do Conselho Tutelar, o caso é acompanhado pelo Tribunal de Justiça e pelo Ministério Público do Acre (MP-AC). Em entrevista ao portal de notícias G1, o conselheiro tutelar Antônio de Souza Castro nega que o homem tenha sido forçado a assinar o documento:

Rafael Gomes, diretor do hospital de Cruzeiro do Sul, afirma que a garota está grávida de cinco meses. Exames atestam que ela está saudável, assim como o bebê. Como ela é muito nova, o parto precisa acontecer antes de a gravidez chegar a 41 semanas:

O parto precisará acontecer em Cruzeiro do Sul porque, além de ser muito nova, a menina sofre de epilepsia. O hospital de Tarauacá não tem estrutura para evitar os riscos que o procedimento oferece nessa situação.

O caso veio à tona através de uma postagem da vereadora de Tarauacá Janaína Furtado (Rede) no Facebook. Ela afirma que um exame de DNA após o nascimento da criança vai determinar quem estuprou a menina.