sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Braskem anuncia programa para indenizar vítimas de danos geológicos em Maceió

Braskem anuncia programa para indenizar vítimas de danos geológicos em Maceió

Apontada como responsável pelos danos geológicos que ameaçam moradores de bairros de Maceió (AL), a mineradora Braskem anunciou hoje (5) que vai iniciar na segunda-feira (9), as ações do Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação dos moradores que estão dentro da área de resguardo em torno dos poços de extração de sal-gema.
O desastre geológico, com tremores de terra, fissuras e afundamento do solo e rachaduras em imóveis atinge cerca de 40 mil moradores de quatro bairros. E o programa prevê indenizações aos moradores de áreas de maior risco, em parte de um trecho que inicia nas proximidades do Sinteal e segue margeando a barreira do bairro do Mutange até as proximidades do Condomínio Bosque Do Mundaú, no bairro de Bebedouro; e avança no entorno de poços de extração da Braskem, até parte da comunidade Jardim Alagoas, no bairro do Pinheiro.
A iniciativa foi anunciada após reuniões com a Defesa Civil, que definiram um mapa para desocupação dos imóveis destas áreas de maior risco. Nas ações de realocação de moradores serão priorizadas as áreas recomendadas pelos especialistas. A Defesa Civil acompanhará e dará suporte para a implementação das medidas.
A Braskem informou que o Programa de Compensação prevê critérios para garantir indenizações e o mesmo tratamento a todos os moradores da área de resguardo em torno dos poços, e apoio durante todo o processo.
A visita de técnicos sociais à área, para o registro de cada imóvel e do número de pessoas que nele vivem é a primeira ação do programa.