quinta-feira, 11 de abril de 2019

Funcionários da EBC não aceitam proposta do TST e mantêm indicativo de greve



Em assembleias realizadas no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, os funcionários da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) rejeitaram a proposta apresentada pelo vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Renato de Lacerda Paiva, e mantiveram indicativo de greve. Na capital, a confusão durante a reunião foi mais acirrada que o normal e por pouco não houve agressões físicas.
A proposta do TST apresentada à EBC e sindicatos que representam as categorias dos jornalistas profissionais e dos trabalhadores em empresas de radiodifusão prevê reajuste de 80% do INPC acumulado no período de 1º/11/2017 a 31/10/2018 sobre os salários dos empregados efetivos, excluindo os ganhos com funções comissionadas.
Sobre as cláusulas sociais, a proposta prevê manutenção de todas as cláusulas sociais do acordo coletivo anterior, com ressalvas em relação ao auxílio-alimentação extra referente ao mês de junho, sendo que, quanto ao mês de dezembro de 2018, o auxílio será mantido e pago na folha de pagamento seguinte à assinatura do acordo coletivo de trabalho.