quinta-feira, 25 de abril de 2019

Governador destaca importância na aprovação de lei contra abusos de autoridade



Lisboa – O Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, defendeu nesta terça-feira (23), durante palestra no VII Fórum Jurídico em Lisboa, a necessidade da aprovação de uma lei contra abusos de autoridade, “que é de suma importância e que está na hora das instituições se colocarem em seus lugares”.
Segundo afirmou, no painel sobre Relações Institucionais Entre Poderes , “a política tem sido criminalizada no Brasil”, exemplificando o que considera uma dificuldade para seu exercício o fato de quem  entra no Legislativo, “é quase  como se fosse para a cadeia.”
Ibaneis lamentou que o Brasil “tenha trilhado por caminhos menos democráticos”,  afirmando ser “impossível fazer política no Brasil de hoje”.  Revelou também já ter solicitado ao Presidente do Senado, Davi Alcolumbre, a criação de uma comissão para estudar  a questão do financiamento eleitoral, para a qual já indicou o ministro do STF, Ricardo Lewandowski.
O governador do Distrito Federal sustentou que o problema dos financiamentos de campanhas eleitorais precisa ser resolvido, “porque podem tornar um homem honesto num homem desonesto, pois todos sabem quanto custa uma campanha eleitoral.”
Na  análise sobre a atual situação política do Brasil, pediu “estabilidade para o país e o respeito pelo Legislativo e pelo Judiciário de verdade. Não podem ser criminalizados” e ,referindo ao STF disse que “não pode se atemorizar em momento algum. Se os bons se afastam, os  maus tomam conta”.
Ele destacou a importância da política afirmando não haver outra forma para transformar a vida das pessoas senão “através da política, bem como a necessidade de os recursos públicos serem descentralizados. “Talvez esta seja a última oportunidade para o Brasil chegar ao primeiro mundo,” acrescentou