terça-feira, 9 de abril de 2019

Bolsonaro demite Ricardo Veléz e anuncia Abraham Weintraub para a Educação



O presidente Jair Bolsonaro anunciou em sua social a demissão do ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, nesta segunda-feira, 8. Bolsonaro informou também que o novo ministro será Abraham Weintraub. 
Colombiano naturalizado brasileiro, Vélez Rodríguez tomou posse no cargo em 1º de janeiro e enfrentava uma "guerra interna" no MECprovocada por desentendimentos entre militares e seguidores do escritor Olavo de Carvalho.
Na sexta-feira (5), em um café da manhã com jornalistas, o presidente Jair Bolsonaro disse que o ministro poderia deixar o cargo nesta segunda-feira (8). "Segunda-feira vai ser o dia do 'fico ou não fico'", disse o presidente na ocasião.
Pouco depois da declaração do presidente, Velez, que participava de um evento em Campos do Jordão (SP) declarou que não entregaria o cargo.
NOVO MINISTRO
Weintraub, segundo Bolsonaro, "é doutor, professor universitário e possui ampla experiência em gestão e o conhecimento necessário para a pasta". Weintraub já trabalhava no governo Bolsonaro, na função de secretário-executivo da Casa Civil, o número 2 da pasta.