sexta-feira, 5 de abril de 2019

Barriga de aluguel: A mulher de 61 anos que engravidou para que filho gay pudesse ser pai

Uma Louise com os país, Matthew Eledge e Elliot Dougherty e sua avó, Cecile Eledge

Uma americana de 61 anos deu à luz a sua própria neta na semana passada ao emprestar sua barriga para a gestação do bebê de seu filho homossexual e do marido dele.

Cecile Eledge vive no Estado de Nebraska, nos Estados Unidos. Ela e a recém-nascida, Uma Louise, passam bem.

A criança é a primeira filha de Matthew Eledge, filho de Cecile, e do marido dele, Elliot Dougherty.

Em entrevista à BBC, Cecile diz ter partido dela a iniciativa de se oferecer como barriga de aluguel quando Matthew e Elliot disseram que queriam constituir uma família. Inicialmente, todos achavam se tratar de uma brincadeira. "É claro que todos riram."

"Foi muito bonito da parte dela. Ela é uma mulher muito desprendida", diz Elliot.

Foi apenas quando Matthew e Elliot começaram a pesquisar opções para ter um bebê que ouviram de um médico especialista em reprodução assistida que a oferta de Cecile parecia ser uma opção viável.

Ela passou por uma entrevista e por uma bateria de testes. Ao final do processo, recebeu a luz verde de que poderia emprestar a barriga para a gestação da neta.

"Sou muito preocupada com minha saúde", diz ela. "Não havia razão alguma para duvidar que eu pudesse gestar o bebê."

Matthew forneceu o esperma e a irmã de Elliot, Lea, doou os óvulos.

Elliot, que trabalha como cabeleireiro, diz que, embora casais heterossexuais costumem considerar a fertilização in vitro como último recurso, para eles era sua "única esperança" de gerar um filho biológico.

Cecile diz que a gravidez transcorreu tranquilamente, embora tenha tido mais efeitos colaterais do que nas gestações de seus três filhos anteriores.