domingo, 2 de dezembro de 2018

Protagonistas em 2017, Corinthians e Grêmio se despedem sem alarde



A última rodada do Campeonato Brasileiro de 2018 coloca frente à frente Corinthians Grêmio, justamente as equipes que tiveram os maiores protagonismos na temporada passada. Dessa vez, porém, o clássico interestadual a ser disputado às 17h (de Brasília) em Porto Alegre tem muito pouco em jogo, em comparação com a expectativa que poderia ser criada.
Aos gaúchos, a partida desse domingo definirá apenas se o tricolor irá direto à fase de grupos da Copa Libertadores da América ou não. A disputa pelo G4 é com o São Paulo, que simultaneamente enfrentará a Chapecoense na Arena Condá.
Já o Timão tenta assegurar uma vaga na Copa Sul-Americana do ano que vem depois de passar as últimas rodadas preocupado com a zona de rebaixamento.
O cenário é bem diferente dos embates entre Corinthians e Grêmio pelo Brasileirão de 2017. Na ocasião, os rivais foram concorrentes diretos pelo título, principalmente durante o primeiro turno. Aliás, foi justamente uma vitória por 1 a 0 dos alvinegros no palco do jogo desse domingo que deu a primeira margem de quatro pontos aos corintianos, então, líderes.
No returno, um empate por 0 a 0 acabou dificultando a missão gremista de correr atrás do prejuízo na tabela de classificação. Muito em função dos torneios por mata-mata, o Tricolor Gaúcho acabou encerrando sua participação apenas na quarta colocação.
O Corinthians se manteve firme e garantiu seu sétimo título do Brasileirão. O Grêmio, no entanto, não ficou só na lamentação, afinal, pouco depois veio o título da Copa Libertadores da América.
O período de festas das duas torcidas se estendeu até o primeiro semestre de 2018, quando ambos os clubes conquistaram seus respectivos estaduais. O Timão foi bicampeão Paulista, já que em 2017 também havia ficado com a taça, enquanto o Imortal acabou com um jejum de sete anos no Sul do país.