quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

PF mira esquema de desvio de recursos de merenda escolar em Roraima



A Polícia Federal investiga um esquema de desvio de recursos de merenda escolar em Roraima. Entre os alvos de prisão no âmbito da Operação Tântalo, deflagrada na manhã desta terça (4), é o o ex-secretário adjunto da Educação e da Fazenda de Roraima Shiská Palamitshchece Pereira. Os agentes cumprem ainda outros quatro mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão em Boa Vista, capital do estado.
De acordo com as investigações, a organização criminosa era formada por servidores públicos e políticos que desviam recursos do orçamento do Programa Mais Educação — que, entre março e novembro deste ano, gerou receita de R$ 5,7 milhões ao estado. Os crimes teriam acontecido entre os anos de 2016 e 2018.
O grupo emitia falsos atestados sobre o recebimento de produtos comprados pelo estado. Apenas parte dos produtos eram entregues; em outros casos, produtos mais baratos que os adquiridos eram entregues ao governo do estado.
Segundo a PF, no início da fraude, a empresa contratada deixa de entregar cerca de 30% dos produtos. Já nos últimos meses, nenhum produto foi entregue. Com o desvio, alimentos não eram entregues às escolas e funcionários da rede pública de educação chegaram a comprar incrementos para a alimentação dos alunos.