domingo, 10 de junho de 2018

Projeto de reforma do autódromo de Brasília será apresentado quarta-feira



Será apresentado na próxima quinta-feira (14), na empresa pública Terracap, a proposta de Parceria Público Privada (PPP) para reformar e operar o Autódromo de Brasília. Pela proposta, não haverá dinheiro público envolvido. A apresentação, a cargo da empresa Dubois & Co – a mesma que participa do consórcio habilitado a PPP do Estádio Nacional Mané Garrincha, será aberta ao público.


O processo de licitação deve ser iniciado em julho, com abertura dos envelopes na primeira semana de agosto. Até agora, somente uma empresa se interessou em participar do processo. Caso a proposta seja a vencedora e se não houver atrasos na formalização do contrato, as obras devem ser iniciadas já em outubro deste ano.
Ideia é reformar o autódromo na especificação FIA 3, que permitirá a realização no autódromo de todas as competições nacionais e mais provas de Fórmula 3. O projeto prevê expansão para a especificação FIA 2, apenas ampliando boxes, áreas médicas e hospitalidade e imprensa. Nesse caso, Brasília poderá sediar provas de Fórmula Indy e de protótipos, tipo 24 Horas Le Mans.
A transferência do GP do Brasil de Formula 1 é uma possibilidade concreta, já apalavrada com os organizadores, mas isso somente será discutido após a eleição. É que a expansão para a especificação FIA 1 requer um investimento público da ordem de R$ 50 milhões, em recapeamento em suas variantes e investimentos nas áreas de paddock, Box, hospitalidade e imprensa. Estes investimentos são específicos para a F-1. Esse evento não deixa receita direta para o autódromo: a bilheteria e o patrocínio ficam 100% para a empresa que promove a competição.