terça-feira, 21 de novembro de 2017

ANP BENEFICIA ATRAVESSADOR E TORNA ETANOL MAIS CARO NO BRASIL



O Brasil e o consumidor perdem muito dinheiro e desperdiçam tempo, por causa de uma resolução de 2009 proibindo o produtor de vender diretamente ao consumidor o etanol que fabrica, como se faz no mundo inteiro. No Brasil, prevalece o lobby do atravessador (distribuidora), que compra o etanol por preço baixo e o entrega aos postos de combustível a preço elevado, tornando-o bem mais caro para o consumidor final. A informação é do colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
O etanol viaja até milhares de quilômetros até voltar para ser vendido no posto a 10 metros da destilaria que o produziu, custando várias vezes mais caro.
No passeio de centenas e até milhares de quilômetros até chegar ao posto, há o risco de o etanol ser adulterado. Esse risco é consumado frequentemente.
O mundo todo permite a venda direta de etanol aos postos. No Brasil, influentes lobistas tornam esse negócio exclusivo dos atravessadores.
A resolução que beneficia o atravessador no Brasil tem o nº43 e foi adotada em 2009 pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).