terça-feira, 27 de setembro de 2016

Ex-ministro Antonio Palocci é preso na 35ª fase da Lava Jato

Renato Araújo/Agência Brasil

A Polícia Federal (PF), com o apoio da Receita Federal, deflagrou na manhã desta segunda-feira (26) a 35ª fase da operação Lava Jato, intitulada Omertà. As equipes policiais estão cumprindo 45 ordens judiciais, sendo 27 mandados de busca e apreensão, três mandados de prisão temporária e 15 mandados de condução coercitiva. Um dos detidos é o ex-ministro Antonio Palocci, que respondeu pela Fazenda durante o governo Lula e pela Casa Civil com Dilma Rousseff. 

Aproximadamente 180 Policiais Federais e Auditores Fiscais estão cumprindo as determinações judiciais em cidades nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. 

Nesta fase da operação Lava Jato são investigados indícios de uma relação criminosa entre o ex-ministro da Casa Civil e da Fazenda com o comando da principal empreiteira do país. O investigado teria atuado diretamente como intermediário do grupo político do qual faz parte perante o Grupo Odebrecht. 

Há indícios de que o ex-ministro atuou de forma direta a propiciar vantagens econômicas ao grupo empresarial nas mais diversas áreas de contratação com o Poder Público, tendo sido ele próprio e personagens de seu grupo político beneficiados com vultosos valores ilícitos.