Nesta quinta (15), a temperatura máxima na capital paranaense chega a 23 graus, mas o dia amanhece frio ainda, com 6 graus, segundo o Simepar. Ainda há condição para geadas fracas entre o centro-sul e os Campos Gerais. Na Grande Curitiba há possibilidade maior para formação de nevoeiros.
Além do desconforto que sentimos na pele, essas quedas ou altas bruscas nos termômetros durante o veranico de inverno podem favorecer o aparecimento de infecções respiratórias e de crises alérgicas, afetar os batimentos cardíacos e a pressão arterial, assim como desencadear a baixa imunidade.
As vias aéreas costumam dar sinal de alerta, causando uma crise de asma em quem já tem o diagnóstico, com tosse, falta de ar, chiado no peito, entre outros sintomas. Resfriados e gripes também são comuns.
As recomendações dos profissionais de saúde da Sesa são dirigidas à população em geral, mas crianças e idosos devem ter atenção redobrada nesse cenário. Dentre elas estão evitar ambientes com aglomerações de pessoas, manter ambientes ventilados com livre circulação de ar, higienização das mãos e evitar contato próximo com pessoas que apresentem sintomas respiratórios.