domingo, 25 de agosto de 2024

Biden quer nova ligação com Lula sobre crise na Venezuela

 


A Casa Branca pediu ao Palácio do Planalto um novo telefonema entre os presidentes Joe Biden e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para discutir o agravamento da situação na Venezuela.

Diplomatas dos Estados Unidos e do Brasil trabalham, neste momento, para acertar uma data para essa conversa entre os dois. Segundo relatos feitos à CNN, havia uma expectativa para que Lula e Biden se falassem antes da Convenção Democrata, que sacramentou a candidatura de Kamala Harris à Casa Branca.

Como não foi possível conciliar as agendas dos dois presidentes, os contatos foram retomados a fim de marcar uma data para a ligação, que pode ocorrer nos próximos dias.

No dia 30 de julho, logo após as eleições na Venezuela, Lula e Biden se falaram cerca de meia hora por telefone. Na ocasião, eles concordaram sobre a importância da apresentação das atas eleitorais — o que jamais ocorreu.

Uma contagem paralela da oposição, com base nos boletins de urnas e divulgada em site público, apontou vitória folgada de Edmundo González Urrutia contra Maduro.