quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Postos da Argentina limitam quantidade de combustível para brasileiros que cruzam a fronteira














Postos de combustíveis de Porto Iguaçu, na Argentina, estão limitando a quantidade de abastecimento nas bombas, nesta quinta-feira (4), para estrangeiros. A medida foi adotada após muitos brasileiros começarem a cruzar a fronteira, pela Ponte Tancredo Neves, por Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.

Segundo os consumidores, o abastecimento no país vizinho é atrativo porque a gasolina tem sido encontrada pela metade do preço praticado no Brasil.

Com a alta demanda de brasileiros e paraguaios, alguns postos ficaram desabastecidos no município.

Por isso, a Argentina estabeleceu a cota de 15 litros de combustível para veículos estrangeiros que abastecem em Porto Iguaçu, cidade com cerca de 80 mil habitantes.

Para organizar melhor o atendimento na cidade argentina, os postos também têm feito filas exclusivas para moradores e estrangeiros.

Em alguns dos postos procurados pelos brasileiros, o litro da gasolina super, que corresponde à aditivada no Brasil, tem custado em média o equivalente a R$ 3,20 nesta quinta.

Em compensação, segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), em Foz do Iguaçu, o preço médio do litro da gasolina está em R$ 6,27.

Entretanto, cruzar a fronteira não é tarefa simples. Uma determinação da Polícia Federal (PF) exige que os brasileiros registrem a saída do país.

Na aduana argentina são cobrados documentos pessoais, comprovação de vacinação completa há pelo menos 14 dias e um teste negativo de Covid 19 para quem vai além da cidade de Porto Iguaçu.

Conforme os motoristas, a espera nas filas do posto e da aduana pode passar de quatro horas. Mesmo assim, esse é um tempo que muitos brasileiros não se importam de esperar.

No Brasil, a gasolina acumula alta de 73,4% em 2021. Foram onze aumentos de janeiro até agora.

Segundo o professor de engenharia de energia Ricardo Hartmann, o Brasil e a Argentina têm políticas diferentes de preços.

Enquanto a Petrobras mantém os valores alinhados ao mercado internacional, o governo argentino não repassa todos os aumentos ao consumidor.

“Quando você abastece o seu veículo com uma gasolina advinda da argentina, que tem uma composição diferente desta feita com mapeamento do Brasil, o motor vai funcionar naquele instante, mais em longo prazo você pode ter prejuízo porque a injeção eletrônica começa a não entender o que está acontecendo. Ela tenta atuar, mas não está preparada para aquele combustível. Então, a longo prazo, o motor pode sofrer danos de maior ou menor grau dependendo do tipo de motor, inclusive do catalisador que ajuda a diminuir os poluentes.”