segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Anel de Integração não tem mais cobrança de pedágio


 
















Um buzinaço espontâneo colocou fim a 24 anos de pedágio nas rodovias do Anel de Integração do Paraná. À zero hora de domingo (28), a tarifa na BR-277, entre Curitiba e o Litoral, deixou de ser cobrada, assim como as de Prudentópolis/Relógio, Irati, Porto Amazonas, Imbituva e Lapa (relativos à Caminhos do Paraná), Balsa Nova, Palmeira, Carambeí, Jaguariaíva, Tibagi, Imbaú e Ortigueira (Rodonorte). 

Um dia antes, foram desativadas as praças de pedágios de Jacarezinho, Jataizinho e Sertaneja (relativas à Econorte); Arapongas, Mandaguari, Presidente Castelo Branco, Floresta, Campo Mourão e Corbélia (relativas à Viapar) e São Miguel do Iguaçu, Céu Azul, Cascavel, Laranjeiras do Sul e Candói (relativas à EcoCataratas). A partir de agora, quem assume as rodovias é a força-tarefa criada pelo governo do Estado para a segurança, resgate, atendimento e conservação das vias.

O fim da cobrança do pedágio na BR-277 foi comemorado ainda na virada do sábado para domingo, com um buzinaço feito por motoristas que desciam para o Litoral. Uma nova concessão está em análise no Tribunal de Contas da União (TCU) e deve entrar em funcionamento no final do próximo ano, com preços mais justos, segundo projeta o governo do Paraná.