sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Reprovação de Bolsonaro sobe no Nordeste e no Sudeste, regiões decisivas para eleição

 


A reprovação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aumentou nas regiões Nordeste e Sudeste. É o que mostra a pesquisa EXAME/IDEIA, divulgada nesta sexta-feira (26).

No Nordeste, o índice de reprovação de Bolsonaro é de 66% - contra 40% em janeiro deste ano. Já no Sudeste, o índice é de 54%, crescimento de 19 pontos percentuais em relação ao início de 2021. As duas regiões, juntas, concentram 70% da população brasileira, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

A pesquisa ouviu 1.277 pessoas entre os dias 18 e 22 de novembro, por telefones fixos e celular. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.

Maurício Moura, fundador do IDEIA, afirma que a avaliação de Bolsonaro está constante, mas do ponto de vista negativo. “Bolsonaro continua com avaliações bastante estáveis nas últimas semanas, mas estáveis do ponto de vista negativo, de avaliação ruim e péssimo muito altos”, explica.

“As idas constantes de Bolsonaro a regiões onde a avaliação dele é pior, como é o caso do Nordeste e do Sudeste, são uma tentativa de mudar a percepção dos eleitores. Precisamos verificar se daqui para frente isso realmente vai ter algum impacto nas próximas pesquisas”, avalia Maurício Moura.

No Centro-oeste, por outro lado, a aprovação cresceu – mas a desaprovação também. Veja como a avaliação mudou nas regiões do país
Centro-oeste
Janeiro

Aprovam: 26%

Desaprovam: 43%

Não aprovam nem desaprovam: 29%

Não sabem: 2%
Novembro

Aprovam: 32%

Desaprovam: 47%

Não aprovam nem desaprovam: 21%

Não sabem: -
Nordeste
Janeiro

Aprovam: 38%

Desaprovam: 40%

Não aprovam nem desaprovam: 20%

Não sabem: 2%