terça-feira, 16 de novembro de 2021

Hackers atacam servidores de e-mail do FBI e enviam mensagens falsas













 Hackers comprometeram um servidor de e-mail do Federal Bureau of Investigation (FBI) no sábado e enviaram dezenas de milhares de mensagens alertando sobre um possível ataque cibernético, de acordo com a agência e especialistas em segurança.

O FBI e a Agência de Infraestrutura e Cibersegurança (CISA), dos Estados Unidos, confirmaram o incidente após relatos de especialistas da organização europeia Spamhaus.

“O FBI e a CISA estão a par do incidente desta manhã que envolveu e-mails falsos de uma conta de e-mail @ic.fbi.gov”, afirma um comunicado. O servidor é utilizado por muitas agências governamentais.

Algumas mensagens, enviadas em nome do grupo responsável por detectar ciberataques do Departamento de Segurança Nacional, afirmavam: “Urgente, seus sistemas estão em risco”.

Também advertiram que os destinatários eram alvos de um ataque “sofisticado” por parte de um conhecido grupo que pratica extorsão, de acordo com a Spamhaus.

Embora o hardware afetado pelo incidente “tenha sido colocado offline rapidamente após a descoberta do problema”, o FBI disse: “Esta é uma situação contínua”.

O FBI, no entanto, não revelou detalhes sobre a forma como os e-mails foram enviados, se foi alguém que tinha acesso ao servidor ou um hacker. Neste domingo, a agência disse que nenhum ator acessou ou comprometeu quaisquer dados ou informações de identificação pessoal na rede do FBI.

O Globo