sábado, 11 de setembro de 2021

Como o atentado de 11 de setembro motivou a invasão americana no Afeganistão?

 


O dia 11 de setembro ficou marcado na história como um dos mais marcantes para a história dos Estados Unidos e do mundo. Isso porque mais de 3 mil pessoas morreram no ataque terrorista às torres gêmeas, em Nova York. O atentado, que completa 20 anos neste sábado, motivou não apenas diversas mudanças em termos de segurança nacional, mas também abriu espaço para a chamada ‘guerra ao terror’, que motivou os EUA a invadirem o Afeganistão e lutar contra os terroristas autores do ataque.

Os atentados de 11 de setembro tiveram como um dos grandes responsáveis, Osama Bin Laden. Poucas semanas depois do atentado, o governo norte-americano deu início à Guerra do Afeganistão, com o objetivo de capturar o líder da Al-Qaeda e puni-lo pelo ato terrorista

As motivações que levaram Bin Laden e a Al-Qaeda a realizarem atentados contra os Estados Unidos são o resultado de um processo que se iniciou ainda na década de 1970. A motivação do ataque foi a inimizade dos fundamentalistas islâmicos com os Estados Unidos. Dentre os principais motivos para os problemas diplomáticos estavam as intervenções dos norte-americanos nas nações do Oriente Médio e por seu apoio ao Estado de Israel.

“O serviço de inteligência norte-americano, ao identificar que esse ataque tinha vindo de uma organização terrorista chamada Al-Qaeda, e que seu líder Osama Bin Laden era acobertado pelos Talibãs - que é o grupo fundamentalista que comandava o Afeganistão (desde a década de 1990) - motivou a invasão americana”, afirmou o cientista político e professor do Insper, Leandro Consentino.