sexta-feira, 18 de junho de 2021

Justiça manda cassar mandato de vereadora de Pinhais acusada de fraude eleitoral

 


A vereadora Maria Janeide de Souza Piacentini, conhecida como Jane Carteira, do Partido Republicano da Ordem Social (Pros), teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral (JE). Jane é vereadora em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

A decisão saiu na quarta-feira (16) e foi tomada com base em uma investigação que apurava fraude eleitoral. Até que a ação transite em julgado, ou seja, não seja mais possível apresentar recurso, ela continua no cargo.

O advogado Paulo Ferraz, que representa Jane Carteira, disse que a decisão é em primeira instância e vai recorrer. Segundo a defesa, Jane Carteira não cometeu os crimes apontados pela investigação.

De acordo com as investigações, pelo menos 75 transferências de domicílio eleitoral foram feitas com comprovantes de endereço falsos, e os pedidos estavam vinculados aos assessores da vereadora. Com o esquema, Jane pretendia angariar mais eleitores para o município, segundo a PF.

Além das transferências irregulares, a PF afirma que há indícios de que as multas eleitorais dos títulos com situação eleitoral irregular foram pagas pelos investigados.

Segundo o advogado, a defesa vai protocolar o recurso, que vai ser analisado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) após o prazo para que o MPE-PR se manifeste. Enquanto isso, Jane continua trabalhando.