segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Ratinho Jr autoriza Sanepar a aumentar o preço da água


 















Não há como negar que os serviços da Sanepar deterioraram. É só lembrar dos cortes de água motivados pela contaminação de reservatórios, a falta de água pela falta de previsão e de obras para ampliar a captação, até o serviço de medição e cobrança. 

Um grupo técnico misto de funcionários e ex-funcionários da empresa prepara um estudo detalhado da situação da empresa que pretende provar que a Sanepar deixou de atuar em função do interesse social mais amplo para favorecer os ganhos dos sócios privados da empresa. Há outra casta de beneficiários de tarifas tão altas. É a dos marajás que recebem salários e benefícios obscenos da empresa. Quem viu a lista ficou pasmo.

Também não há como negar que a política tarifária da Sanepar beira a crueldade social. Em plena pandemia e crise econômica com índices altíssimos de desempregos e desvalorização dos salários, o governador Ratinho Jr autorizou reajuste de 5,11% na tarifa de água e esgoto da Sanepar a partir de hoje, sexta-feira (05). Indice 2,07% acima da inflação do período (IPCA 2019\2020) que foi de 2,98%.

Estudo do Dieese, mostra que nos últimos anos o acúmulo de aumento soma 52%, 32% acima da inflação. os acionistas privados estão em festa. E vem logo, logo, novo aumento. 

O Sindicato dos Trabalhadores do Saneamento (SAEMAC) e demais Sindicatos que representam os trabalhadores da empresa, junto com o DIEESE, denunciam que um novo aumento pode ocorrer ainda esse ano, já que o atual reajuste refere-se ao período de 2019-2020.