quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Mais da metade dos curitibanos admite optar por ‘não voto’ nas eleições deste ano















Mais da metade dos eleitores curitibanos admite optar por não escolher nem votar em nenhum dos candidatos a prefeito da Capital paranaense, segundo a pesquisa Ibope divulgada na última terça-feira. A soma dos eleitores que declararam a intenção de não comparecer às urnas em 15 de novembro, anular ou votar em branco chega a 52%, segundo o levantamento do instituto.

De acordo com a pesquisa, ao serem questionados se “levando em conta a pandemia do coronavírus e as medidas restritivas de prevenção, em relação ao dia da eleição em 15 de novembro”, 19% dos entrevistados afirmaram estarem em dúvida se vão comparecer às urnas este ano. Outros 8% dizem que não vão comparecer “de jeito nenhum”. Além disso, outros 10% revelam a intenção de anular ou votar em branco, e 15% não souberam, ou não quiseram responder.

Não por acaso, o próprio Tribunal Superior Eleitoral já admite a possibilidade de não ter multa para quem não for votar por medo do Covid. “A ideia é considerar uma justificativa legitima para o não comparecimento o temor da pandemia, mas vai ter que comparecer para justificar”, diz o presidente do TSE, Luis Roberto Barroso.

O porcentual de “não voto” da pesquisa é bem superior ao que foi registrado, por exemplo, nas eleições presidenciais de 2018. De acordo com os dados oficiais da Justiça Eleitoral, 312.157 ou 24,56% dos curitibanos preferiram não comparecer às urnas, anular ou votar em branco naquele ano. Desse total, 231.439 ou 17,28% optaram pela abstenção, 55.089 ou 4,97% por anular o voto e outros 25.629 ou 2,31% por votar em branco.

Ou seja, o contingente dos “não-votantes” é superior à votação do segundo colocado na última eleição presidencial, Fernando Haddad, que teve 241.015 votos em Curitiba, o que representa 23,46% dos votos válidos ou 17,9% dos votos totais. O resultado é um pouco superior ao do primeiro turno, onde 294.873 eleitores da Capital, (23,06%) se abstiveram, anularam ou votaram em branco.

Tradição

Para o cientísta político Murilo Hidalgo, da Paraná Pesquisas, o resultado da pesquisa Ibope não implica, necessariamente, em uma rejeição maior dos eleitores ao processo político neste momento, como os números poderiam indicar. “Está dentro da média. Historicamente, 30% dos eleitores não vão votar”, argumenta ele.
A pesquisa do Ibope, encomendada pela RPC TV, ouviu 602 eleitores de Curitiba entre os dias 4 e 5 de outubro. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob a identificação PR - 08260/2020.