quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Justiça força candidatos a cancelar caminhadas, ao exigir fim de aglomerações em Maceió

 


Um dia depois de a Justiça Eleitoral se valer da legislação e de decretos sanitários para frear o desrespeito a medidas de prevenção à proliferação da covid-19 em atos de campanha em Maceió, os candidatos a prefeito da capital alagoana, Davi Davino Filho (PP) e Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB), anunciaram nesta quarta-feira (7) o cancelamento de todas as caminhadas de suas candidaturas. E João Henrique Caldas, o “JHC” (PSB) disse que inicia nova fase de contato com eleitores.

Menos de 24h depois de contar com a presença do governador de Alagoas Renan Filho (MDB) em caminhada que aglomerou apoiadores na Chã da Jaqueira, Alfredo Gaspar publicou vídeo nas redes sociais, anunciando que passará a fazer apenas reuniões em espaços abertos, arejados, e com a distância segura entre as pessoas.

No pronunciamento, o candidato que já chefiou o Ministério Público de Alagoas não citou as exigências da portaria nº 01/2020, emitida pelo juiz eleitoral Josemir Pereira de Souza, da 54ª Zona Eleitoral. E atribuiu a decisão ao fato de as eleições acontecerem em meio a uma pandemia, não ao risco de ter interrompido de imediato, por autoridade policial, qualquer ato de campanha que descumpra as regras de distanciamento mínimo ou uso de máscaras, como diz o artigo 3° da portaria.

“O combate ao vírus não pode parar, todos temos que fazer a nossa parte, contem comigo”, disse Alfredo Gaspar, que perdeu em maio o pai Carlos Mendonça para a covid-19, e chegou a ser internado com o novo coronavírus, após ajudar a cuidar dos pais.