segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Evangélicos são os que mais resistem à vacinação contra a covid-19, diz pesquisa do Ibope

Presidente Jair Bolsonaro lidera a resistência à vacinação contra a covid-19.

Pesquisa do Ibope divulgada neste domingo (6) assegura que o maior índice de hesitantes à vacinação contra a Covid-19 está na faixa dos 25 aos 34 anos (34%) e entre evangélicos (36%).

O instituto de pesquisa aponta entre as principais justificativas à resistência à vacina contra o vírus estão as dúvidas quanto à segurança e à eficácia, bem como as teorias da conspiração.

No levantamento geral do Ibope, um em cada quatro brasileiros resistem à ideia de tomar o imunizante quando ele for registrado. Ou seja, um quarto (25%) da população não pretende ser vacinada contra a covid-19.

A pesquisa do Ibope, realizada entre os dias 27 e 29 de agosto, foi encomendada pela ONG Avaaz.

Na sondagem sobre a vacinação, 75% dos entrevistados disseram que tomarão a vacina com certeza, 20% afirmaram que talvez tomem e 5% relataram que não receberão a dose da vacina de jeito nenhum.

De acordo com a pesquisa do Ibope, 25% de recusa ou incerteza sobre a imunização.

O presidente Jair Bolsonaro tem repetido que as pessoas não são obrigadas a tomar vacina contra a covid, no entanto, autoridades sanitárias dizem que a imunização da sociedade é compulsória, qual seja, obrigatória.

Neste sábado (5), o Brasil somou 126.203 mortos por covid-19 e 4.123.000 casos confirmados. Os números são do Ministério da Saúde.