quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Após VEM DF, Renault firma parceria com Governo do Paraná no VEM PR

Após VEM DF, Renault firma parceria com Governo do Paraná no VEM PR

Em 2019, o Governo do Distrito Federal firmou uma parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em conjunto com o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) e a Renault, para criação do VEM DF, programa de uso compartilhado de veículos elétricos e instalação de eletropostos. Agora, a instituições firmam acordo com Governo do Paraná para a criação do VEM PR. 
O projeto vai disponibilizar 10 Zoe, o hatch 100% elétrico da Renault, para uso compartilhado por servidores públicos do Paraná. Os veículos foram cedidos pela ABDI ao Governo do Estado em formato de comodato. 
Em razão da pandemia, neste primeiro momento, o uso dos automóveis ficará sob responsabilidade da Secretaria Estadual de Saúde, para auxiliar nas atividades de combate ao coronavírus. Como no Distrito Federal, a iniciativa prevê também a instalação de 10 eletropostos de carregamento na capital paranaense.
“Participar de um projeto de carsharing no Paraná, casa da Renault no Brasil, é motivo de grande orgulho para nós. O nosso objetivo não é apenas vender veículos elétricos, queremos ser referência em projetos de mobilidade sustentável no país”, afirma Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.
O projeto é parte de um memorando de entendimento assinado em fevereiro de 2020 pelo presidente da ABDI, Igor Calvet, e pelo governador do Estado do Paraná, Ratinho Júnior, para a implantação de cases reais de soluções tecnológicas para cidades inteligentes (smart cities). O objetivo é estimular a adoção de políticas sustentáveis e difusão de modelos de negócios inovadores em mobilidade urbana.
“Estamos buscando inovar na máquina pública com tecnologia e dentro de um olhar de sustentabilidade. A ideia é diminuir custo e adaptar o Estado para essa transformação digital. O poder público deve ser um indutor de novas ideias, abrir as portas para testes. Foi assim que os países de primeiro mundo se desenvolveram”, afirma Ratinho Jr., governador do estado do Paraná.           
Os veículos são equipados com um sistema de gestão de compartilhamento desenvolvido pelo PTI (Parque Tecnológico de Itaipu) no Living Lab, espaço criado juntamente com a ABDI em Foz do Iguaçu. 
Por meio do aplicativo MoVe é possível reservar os veículos disponíveis, acompanhar sua localização, monitorar a velocidade, a carga de bateria, as rotas percorridas, além de outras informações. Os carros são desbloqueados por meio dos cartões dos servidores cadastrados no sistema.
“Como instituição que promove pesquisa, tecnologia e inovação, queremos colocar nossas soluções à disposição da sociedade e o projeto VEM PR vai ao encontro desse propósito. Especialmente tecnologias como essa, na área de Cidades Inteligentes, que é um tema ao qual temos dado muita atenção e tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos”, afirma o diretor superintendente do Parque Tecnológico, General Eduardo Garrido.
O memorando de entendimento prevê, ainda, aproveitamento de soluções tecnológicas oferecidas pela ABDI nos municípios do Paraná nos próximos anos, com objetivo de aumentar a integração e a produtividade das empresas e do setor público. O prazo de vigência da parceria é de 40 meses.
“Na nossa agenda, trabalhamos a inovação e a produtividade, e a ABDI tem como missão a transformação digital e a promoção de tecnologias. Essa parceria é muito importante tanto para nós e quanto para o estado, pois servirá de laboratório vivo e promoverá cases reais de cidades inteligentes, sobretudo na questão da mobilidade urbana, que poderão ser replicados em outros locais. É um exemplo de como essas novas tecnologias podem impactar e melhorar a vida das pessoas”, comenta Igor Calvet, presidente da ABDI.