quarta-feira, 13 de junho de 2018

MP aperta e Alagoas se torna 1º Estado do Norte/Nordeste a abolir lixões



Após contribuir de forma decisiva para tornar Alagoas o 1º estado do Norte/Nordeste e o 3º do Brasil a extinguir lixões e garantir a destinação correta dos resíduos sólidos em todos seus 102 municípios, o Ministério Público Estadual de Alagoas (MP/AL) entregou certificados a prefeitos que cumpriram o acordo firmado com a instituição ministerial. A solenidade ocorreu nesta segunda-feira (11), na sede do MP, no bairro do Poço, em Maceió (AL).
No evento que destacou como próxima meta a recuperação das áreas degradadas dos lixões, em até cinco anos, o procurador-geral de Justiça Alfredo Gaspar de Mendonça Neto destacou a busca por conciliação para solucionar o problema histórico envolvendo o crime ambiental de manutenção dos lixões, com a participação da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos (Semarh).
“Encontramos a melhor saída jurídica para dar fim a esse grave dano ao meio ambiente. Assinamos 44 acordos e, mesmo os gestores que preferiram não formalizar o documento, atenderam a esse chamamento coletivo. É por isso que essa é uma homenagem mais do que merecida, e só o futuro saberá dimensionar a grandeza deste ato dos senhores. Colocamos fim a um problema crônico, que nos envergonhava e que trazia infelicidade e doenças aos municípios. Cada prefeito aqui presente deixará essa marca na história da sua cidade”, elogiou o chefe do MP de Alagoas.
Durante a solenidade, 68 prefeitos e cinco procuradores do município – que representaram os gestores na cerimônia, receberam o certificado de “Amigo do Meio Ambiente”. O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), o presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Gustavo Lopes, o titular da Secretaria Estadual de meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Alexandre Ayres, também receberam o mesmo certificado pela contribuição .