sábado, 16 de junho de 2018

Governo pode reduzir prêmio de loterias para compensar Esporte e Cultura



O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, informou nesta quinta-feira (14) que o governo está estudando a redução do aumento concedido aos prêmios das loterias federais para compensar a perda de receitas dos ministérios do Esporte e da Cultura.


Jungmann comentou sobre o assunto durante entrevista no Palácio do Planalto, após reunião com o presidente Michel Temer e o general Walter Braga Netto, interventor federal no Rio de Janeiro.
A destinação de dinheiro das loterias para a área de segurança pública, feita por meio de medida provisória (MP), gerou queixas públicas dos ministros do Esporte, Leandro Cruz, e da Cultura, Sérgio Sá Leitão.
Atualmente, o Fundo Nacional da Cultura recebe 3% da arrecadação da Mega Sena e passaria a receber, em 2019, 0,5%. Já o Ministério do Esporte, que recebe hoje 2,7%, passaria a receber 0,66%.

Segundo Jungmann, a MP traz a previsão de aumento no prêmio das loterias federais de cerca de 43% para 50% do valor arrecadado, e a ideia seria reduzir esse aumento para 47% ou 48%.