domingo, 17 de junho de 2018

Documentos e equipamentos são apreendidos em operação para coibir o exercício ilegal da medicina em Carambeí

Equipamentos e documentos foram apreendidos na operação Olhos Abertos, em Carambeí (Foto: Polícia Civil/Divulgação)

Documentos e equipamentos de dois optometristas, profissionais especializados em avaliar defeitos da visão, foram apreendidos em uma operação para coibir a prática ilegal do exercício da medicina em Carambeí, nos Campos Gerais do Paraná.

Um mandado de busca e apreensão foi cumprido na sexta-feira (15). Ninguém foi preso, na operação denominada Olhos Abertos.

Segundo o delegado Marcus Sebastião, a ação foi deflagrada após o Ministério Público do Paraná (MP-PR) informar a Secretaria Municipal de Saúde que esses profissionais estavam atuando, ilegalmente, como oftalmologistas na cidade.

A investigação descobriu que os dois optometristas faziam atendimentos ilegais, de atribuição exclusiva de oftalmologistas, forneciam receituários e ainda realizavam venda casada com óticas da cidade, o que é proibido.

O inquérito ainda não foi concluído, e pessoas que foram atendidas pelos suspeitos devem prestar depoimentos no próximos dias.

Conforme o delegado, além do crime de exercício ilegal da medicina, os profissionais também podem responder por crimes contra o consumidor.

Os materiais e equipamentos apreendidos serão periciados pelo Instituto de Criminalística de Ponta Grossa, também nos Campos Gerais, e por especialistas da área.