segunda-feira, 23 de outubro de 2017

RESPOSTA À INTERVENÇÃO NA CATALUNHA LEVA 450 MIL ÀS RUAS



Cerca de 450 mil pessoas ocuparam as ruas de Barcelona, neste sábado (21), para protestar pela independência da Catalunha, no mesmo dia em que o primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, anunciou que dissolverá o parlamento catalão, demitirá seu governo e convocará eleições regionais no prazo de seis meses, para neutralizar o que o rei Felipe VI chamou de “inaceitável tentativa de secessão”.
O ato estava marcado inicialmente para repudiar a prisão dos dois líderes separatistas, Jordi Sànchez e Jordi Cuixart. No entanto, depois da reunião do Conselho de Ministros, onde o governo decidiu destituir o presidente catalão Carles Puigdemont e realizar novas eleições, a manifestação ganhou maiores proporções.
Puigdemont se uniu às milhares de pessoas, que defendem a independência da Catalunha.
As medidas, aprovadas durante reunião do Conselho de Ministros da Espanha, ainda devem ser votadas pelo Senado provavelmente no próximo dia 27 de outubro. Elas confrontam a proposta de independência catalã, sugerida pelas autoridades regionais e aprovada em referendo realizado em 1º de outubro, sem reconhecimento oficial da Espanha.
O Ministério Público confirmou que estuda acusar Puigdemont pelo crime de rebelião, o que pode levar a 30 anos de prisão na Espanha. (Com informações da ANSA)