sábado, 23 de setembro de 2017

INVESTIGAÇÃO CONFIRMA QUE DILMA AVISOU MARQUETEIROS SOBRE PRISÃO



As investigações confirmaram delação do casal de marqueteiros João Santana e Mônica Moura, citada na denúncia do ex-procurador-geral Rodrigo Janot contra os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff, de que a expresidente petista os informou de que eles seriam presos. A denúnica envove também o ex-ministro Aloizio Mercadante no crime.
Janot informa em sua denúncia que Dilma Rousseff de fato trocou mensagens e telefonemas com o casal. Em maio deste ano, a delação dos marqueteiros veio a público. Na época, Dilma disse que a versão era "fantasiosa".
Mônica contou que ela e Dilma usavam uma conta de e-mail para se comunicar. Mas não enviavam as mensagens e sim salvavam no rascunho. Os textos eram apagados depois de lidos.
De acordo com Janot, as investigações confirmam telefonemas entre Mônica Moura e terminais cadastrados em nome da Presidência. Com isso, ainda segundo a denúncia, o casal de marqueteiros se preparou contra diligências, como buscas e apreensões e prisão.
No total, três contas de e-mail foram criadas para o contato. Em uma das mensagens, em dezembro de 2015, Dilma dizia: “O seu grande amigo está muito doente. Os médicos consideram que o risco é máximo. O pior é que a esposa, que sempre tratou dele, agora está com câncer e com o mesmo risco. Os médicos acompanham os dois dia e noite”.
Segundo Mônica, em delação, a advertência foi reiterada por meio de telefonemas, nos dias 20 e 21 de dezembro de 2015.
Segundo Janot, ficou confirmada a criação dos e-mails e que eles eram utilizados para o ‘repasse de informações cifradas sobreo o andamento de investigações sigilosas relacionadas ao casal de publicitários mencionado, que havia recebido recursos ilícitos para prestação de serviços à campanha presidencial de 2010, o que permitiu aos investigados se precaver de medidas cautelares como buscas e apreensões e prisões’.