sábado, 23 de setembro de 2017

GOVERNO GARANTE NA ONU QUE O BRASIL ESTÁ COMPROMETIDO NA LUTA CONTRA A CORRUPÇÃO



A embaixadora do Brasil nas Nações Unidas, Maria Nazareth Farani Azevêdo, em discurso na sede da ONU em Genebra, informou durante a sabatina do País no Conselho de Direitos Humanos que o governo está "seriamente comprometido na luta contra a corrupção" e que suas instituições estão sólidas, como ficou demonstrado durante o processo de impeachment da presidente cassada Dilma Rousseff.
A embaixadora fez questão de reafirmar a solidez de suas entidades. "Durante o processo de impeachment de um presidente, nossas instituições democráticas se mantiveram sólidas, numa demonstração de nossa ligação à Justiça, ao estado de direito e, acima de tudo, ao caráter aberto e democrático de nossa sociedade e de nosso sistema político", disse a embaixadora.
"Durante esse período difícil, o Brasil se beneficiou de uma sociedade civil vibrante, um debate político aberto, liberdade de imprensa e um Judiciário independente", afirmou, lembrando que eleições presidenciais estão sendo organizadas em 2018 e que os resultados da votação de 2016 foram "amplamente aceitos".
"Hoje, perseveramos no combate contra a corrupção, com o pleno engajamento do Estado e em conformidade com o estado de direito e garantias individuais", disse a embaixadora. "O Brasil está seriamente comprometido em lutar contra a corrupção", afirmou.
Há duas semanas, o alto comissário da ONU para Direitos Humanos, Zeid Al Hussein, criticou o Brasil com afirmações genéricas e teve resposta imediata da embaixadora Maria Nazareth Farani de Azevêdo.