sábado, 27 de agosto de 2016

STF dispara contra procuradores da Lava Jato após vazamento de citação de Toffoli em delação






Ver as imagens
O vazamento da citação do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Dias Toffoli na delação da empreiteira OAS abriu uma crise entre a corte e o Ministério Público Federal, responsável pela investigação da Lava Jato e, consequentemente, por colher os depoimentos. 
O ministro do STF, ministro Gilmar Mendes, investiu contra o MPF e disse que os ministros podem estar diante de “algo mórbido que merece a mais veemente resposta”, informou a coluna.
O ministro sugere, ainda, a possibilidade de que os próprios procuradores tenham vazado a citação a Toffoli e defende que isso seja investigado.
Ele ainda criticou parte das dez propostas de combate à corrupção elaboradas pelo Ministério Público Federal e que tramita na Câmara dos Deputados. 
“Eles estão defendendo até a validação de provas obtidas de forma ilícita, desde que de boa-fé. O que isso significa? Que pode haver tortura feita de boa-fé para obter confissão? E que ela deve ser validada?”, disse. 
Mendes fez afirmações que atingem diretamente os investigadores da Lava Jato. “Já estamos nos avizinhando do terreno perigoso de delírios totalitários. Me parece que [os procuradores da Lava Jato] estão possuídos de um tipo de teoria absolutista de combate ao crime a qualquer preço”.
“Não é de se excluir que isso [citação do ministro Dias Toffoli] esteja num contexto em que os próprios investigadores tentam induzir os delatores a darem a resposta desejada ou almejada contra pessoas que, no entendimento deles, estejam contrariando seus interesses”.
A informação é da colunista da Folha de S. Paulo, Mônica Bergamo. 
Foto: Lula Marques/Agência PT