terça-feira, 23 de junho de 2026

Paraná se prepara para o dia mais frio do ano nesta semana, alerta meteorologia


 













Uma forte massa de ar polar, a primeira do inverno 2026, atua sobre o Paraná. Com isso, temperaturas mais baixas que nos últimos dias devem ser registradas em todo o Estado a partir desta terça-feira (23).

“Na terça-feira, o dia já amanhece gelado nas regiões paranaenses, mas ainda com dificuldade para ocorrência de geada, tanto pelo excesso de umidade como devido à ocorrência de vento. Mas a sensação térmica estará bem inferior aos valores nos termômetros, justamente por conta do vento”, diz Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

O frio ganha mais intensidade nesta quarta-feira (24), com possibilidade de recordes anuais de temperatura mínima, e temperaturas negativas na região Sul do Estado, assim como nas regiões serranas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A geada começa a aparecer de forma mais ampla no Paraná, até mesmo em parte do Norte do Estado.

Com o avanço da massa de ar frio e seco sobre o Paraná, aumenta de forma significativa a área com formação de geada que se expande para o sul dos Campos Gerais, da Região Metropolitana de Curitiba e também para o sul do setor Noroeste paranaense. Nos extremos sul e sudoeste, o frio será ainda mais severo com previsão de ocorrência de geada forte.

Na quinta-feira (25), o ar frio segue rigoroso em boa parte do Paraná, com temperaturas muito baixas. Por isso, há a possibilidade de mais um dia com formação de geadas desde o Oeste, fronteira com o Paraguai, até a Região Metropolitana de Curitiba, assim como nos Campos Gerais e sul da região Noroeste. As geadas mais intensas estão previstas para o Sul, Centro-Sul e Sudoeste, divisa com Santa Catarina.

Gradativamente, o frio vai perdendo força ao longo dos dias. “Na quinta-feira ainda amanhece gelado em muitas áreas do Paraná, mas já com menos intensidade do que na quarta. Da mesma forma, sexta-feira terá menos frio do que na quinta. A massa de ar polar aos poucos vai perdendo intensidade e deslocando seu centro mais intenso em direção ao Oceano Atlântico”, detalha Lizandro.