terça-feira, 14 de outubro de 2025

Brasil possui mais de mil ônibus elétricos e Curitiba pode virar referência


 













A eletrificação de veículos pesados (caminhões e ônibus) começa a ganhar fôlego no Brasil. De acordo com dados da Plataforma E-Bus Radar, até outubro deste ano o país contava com 1.166 ônibus elétricos em operação. A maioria desses veículos (841 ou 72% do total) estão em São Paulo (SP). Curitiba, por sua vez, tem sete ônibus elétricos, mas não é sequer a cidade paranaense mais destacada no ranking. Fica atrás de Cascavel, no oeste do Paraná, com 13 veículos, e logo a frente de Maringá, com dois ônibus. No total, então, são 22 ônibus elétricos atuando no transporte público paranaense. Número que deve aumentar em breve, num movimento que vai colocar a capital do estado como referência nacional.

Atualmente, duas linhas de ônibus de Curitiba já receberam ônibus 100% elétricos da Prefeitura, num movimento inicial da eletromobilidade no transporte coletivo da Capital. São seis veículos nas linhas 010-Interbairros I (horário) e 011-Interbairros I (anti-horário) e um na linha 863-Água Verde. Os veículos em funcionamento são das marcas BYD e Volvo. Cada um evita, em média, a emissão de 118,7 toneladas de CO2 ao ano na atmosfera, o equivalente ao plantio de 847 árvores por veículo.

Esses ônibus foram também os primeiros da frota da cidade com ar-condicionado, para melhor conforto térmico dos passageiros. Além disso, têm piso baixo para facilitar o embarque e desembarque de pessoas com mobilidade reduzida e contam com entradas USB para recarga de celulares.

Em breve, no entanto, essa frota de ônibus elétricos deve crescer expressivamente na cidade. Isso porque Curitiba tem como meta descarbonizar 33% da frota do transporte coletivo até 2030 e 100% até 2050. Considerando que a frota total da cidade (operante + reserva) é de 1.543 ônibus, de acordo com a Urbs, isso significa que nos próximos cinco anos a cidade deve ganhar cerca de 450 ônibus elétricos.