O Litoral do Paraná decidiu manter alerta para as chuvas intensas que não dão trégua desde o final da semana passada. Os volumes significativos de chuva provocaram alagamentos e desalojaram quase 150 pessoas em Guaratuba.
As chuvas também provocaram problemas nas rodovias de acesso ao Litoral em estado. A BR-376, de Curitiba a Santa Catarina, ficou bloqueada durante a madrugada de quinta-feira (25).
A BR-277 também teve bloqueio, durante quase todo o dia, nesta quinta-feira (25), depois do deslizamento de rochas entre o km 40 e 39. Um desvio foi criado no meio da tarde, mas o trânsito era muito lento no trecho.
Nesta sexta-feira (26), o Governo do Paraná reúne representantes dos municípios do Litoral e das secretarias envolvidas no Verão Maior Paraná para discutir novas ações para atendimento aos moradores e turistas com as chuvas dos últimos dias.
Entre as medidas estão a utilização de cerca de 300 servidores contratados para as atividades da temporada para apoiar as ações das prefeituras.
Ao todo, 417 pessoas foram retiradas de suas casas e colocadas em locais seguros no Litoral, de acordo com o levantamento mais atualizado da Defesa Civil, que segue atendendo ocorrências nas cidades.
A orientação é que moradores e veranistas fiquem atentos aos alertas emitidos pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, que tem monitorado a situação no Estado, recebendo as informações dos órgãos de meteorologia.
Também devem estar ligados aos canais da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e concessionárias que atuam em áreas de chuva, assim como do Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná (DER-PR).