quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

Quinze trabalhadores são encontrados em situação análoga a escravidão em área rural do Paraná

 


Operação do Ministério Público do Trabalho (MPT), na manhã desta terça-feira, 23 de janeiro, resgatou 15 trabalhadores paraguaios de uma área rural de Icaraíma, na região noroeste do Paraná, já na divisa com o estado do Mato Grosso do Sul. Eles foram encontrados em situação análoga a escravidão em uma área de plantio de mandioca.

A Operação Protetor contou com o apoio do 4ª Companhia do Batalhão de Fronteira (BPFron), acionada pelo MPT e contou ainda com o apoio da Polícia Federal de Guaíra, município do Oeste do Paraná, já na fronteira com o Paraguai.

O grupo recebeu uma denúncia e tinha como objetivo verificar a veracidade. Chegando ao local, a equipe constatou que vários paraguaios estavam em situação análoga à escravidão. Os alojamentos foram vistoriados e neles foram constatadas várias irregularidades, além de más condições de pagamento de salários, falta de registro, falta de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e alimentação de forma precária.

Diante do que foi constatado pelo Perito do MPT, 15 trabalhadores foram resgatados sendo 4 menores de idade e, com apoio da Prefeitura de Icaraíma para que fosse feito o deslocamento, todos foram acolhidos no abrigo APROMO em Umuarama.