quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Nova onda de frio (e chance de neve) vem vindo aí

 


Agosto ainda será marcado por chuva e mais frio. Uma nova e acentuada queda nas temperaturas será sentida a partir do início da semana que vem e com possibilidade de voltar a nevar no Sul do Brasil.

A possibilidade de voltar a nevar, e de outros tipos de precipitação de inverno, no Sul do Brasil não pode ser descartada novamente. Desta vez não se espera a formação de novo ciclone extratropical próximo ao litoral da Região Sul, mas a passagem das áreas de instabilidade da frente fria deve ocorrer ao mesmo tempo com o resfriamento muito intenso, gerando condições atmosféricas favoráveis a ocorrência de precipitações de inverno

Embora a maior chance de ocorrência seja para as áreas mais elevadas das serras de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, a possibilidade de precipitações de inverno em outras áreas destes estados não pode ser completamente descartada.
Volta a chover na Região Sul

A maior parte da chuva desta nova frente fria vai cair sobre o Sul do Brasil, mas tem risco de chuva volumosa em áreas do litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro.


No sábado (27), todo o estado do Rio Grande do Sul deve presenciar temporais, mesmo que isolados, com acumulados pontualmente elevados na metade sul gaúcha, com fortes rajadas de vento. A chuva vai ocorrer a qualquer hora do dia nas áreas que fazem fronteira com o Uruguai e acontecem a partir do início da tarde nas demais áreas do Rio Grande do Sul.

Enquanto isso, Santa Catarina e Paraná terão um dia marcado por ventos moderados e calor em grande parte dos estados, como efeito da pré frontal (ventos quentes antes da chegada de uma frente fria).

Já no domingo(28), conforme a frente fria se desloca, as nuvens mais carregadas, com potencial para grandes acumulados de chuva, acontecem no norte gaúcho e no leste de Santa Catarina, inclusive em Florianópolis. A chuva também alcança o Paraná, de maneira mais isolada.

No sul e no leste de São Paulo, no Estado do Rio de Janeiro e no Espírito Santo, a nova frente fria deve provocar chuva no decorrer da segunda-feira e da terça-feira, 29 e 30 de agosto.