quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Censo de 2022 já contou quase 60 milhões de pessoas no País, diz IBGE












O Censo Brasileiro já contou quase 60 milhões de pessoas no País, informou nesta terça-feira, 30, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O órgão, porém, ainda enfrenta dificuldades de contratar os recenseadores para completar o trabalho de campo até outubro em todo o País. Atualmente estão em campo 144.634 recenseadores, 78,8% do total de vagas disponíveis.

O estado com maior déficit de recenseadores é o Mato Grosso, com apenas 51,2% do número de vagas preenchidas. Já Alagoas está com 99,6% dos postos ocupados.
O gerente técnico do Censo, Luciano Duarte, avalia que o instituto esteja enfrentando mais dificuldades de preencher as vagas nos estados onde a taxa de desemprego é mais baixa.

"A gente acredita que seja uma consequência do mercado de trabalho", opinou Duarte. "Os estados com maior taxa de desocupação são os que o IBGE tem maior atratividade para o trabalho do Censo. Em estados, em municípios, onde tem situação de quase pleno emprego, a gente tem desafios", completou