sexta-feira, 26 de agosto de 2022

IBGE vai contratar mais 465 no Paraná; veja oferta de vagas na região


 

















Com coletas do Censo 2022 em andamento desde primeiro dia de agosto, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou a abertura de um novo processo seletivo para preenchimento de 6.606 vagas temporárias em todo país. São 6.514 vagas para recenseador - atividade que exige nível fundamental completo e tem remuneração de acordo com a produtividade e 251 vagas para agente censitário municipal e supervisor, atividades que exigem nível médio completo e oferecem salário de R$ 2.100 para agente censitário municipal e de R$ 1.700 para agente censitário supervisor. Para o Vale do Ivaí o processo abre 43 vagas, sendo 35 para recenseador e 8 para agente censitário supervisor (veja a lista de vagas no final da matéria). Já no Paraná são 465 vagas temporários.

As inscrições estão abertas até a próxima segunda-feira (29) e o formulário de inscrição pode ser encontrado no link do IBGE. Os candidatos devem se apresentar pessoalmente nos locais apontados no edital. Neste processo não será cobrada taxa de inscrição, nem será realizada prova para os candidatos. A seleção ocorrerá por meio de análise de títulos, que abrange a titulação acadêmica dos candidatos. Segundo o IBGE, o candidato com fundamental completo recebe 1 ponto; ensino médio incompleto 3 pontos; ensino médio completo 5 pontos; graduação incompleta 7 pontos; graduação completa 10 pontos. Titulações não são cumulativas e tem pontuação máxima de 10 pontos.

Na região estão sendo ofertadas vagas em 22 municípios. Esse não é o primeiro PSS complementar lançado pelo IBGE, que vem enfrentando dificuldades em manter os quadros completos de trabalhadores temporários em todo país.

Para recenseador, a remuneração será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio, de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados.
VAGAS PARA RECENSEADOR

Vagas são em ampla concorrência (AC), pessoas pretas e pardas (PPP) e pessoa com deficiência (PcD)

Apucarana: 3 vagas: 1 (AC), 1 (PPP), 1 (PcD)
Arapongas: 5 vagas: 3 (AC), 1 (PPP), 1 (PcD)
Arapuã: 1 vaga (AC)
Ariranha do Ivaí: 1 vaga (AC)
Califórnia: 3 vagas: 1 (AC), 1 (PPP), 1 (PcD)
Cruzmaltina: 1 vaga (AC)
Faxinal: 3 vagas: 1 (AC), 1 (PPP), 1 (PcD)
Godoy Moreira: 1 (AC)
Grandes Rios: 1 (AC)
Ivaiporã: 3 vagas: 1 (AC), 1 (PPP), 1 (PcD)
Jardim Alegre: 1 (AC)
Marumbi: 1 (AC)
Lunardelli: 1 (AC)
Marilândia do Sul: 1 (AC)
Marumbi: 1 (AC)
Mauá da Serra: 1 (AC)
Rio Bom: 1 (AC)
Rio Branco do Ivaí: 1 (AC)
Rosário do Ivaí: 1 (AC)
Sabáudia: 3 vagas: 2 (AC), (PcD)
São João do Ivaí: 1 (AC)


VAGAS PARA AGENTE CENSITÁRIO SUPERVISOR

Apucarana: 1
Jardim Alegre: 1
Califórnia: 1
Jandaia do Sul: 1
Marumbi: 1
Mauá da Serra: 1
São João do Ivaí: 1
São Pedro do Ivaí: 1