segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Jornalista é condenado por cobrir manifestação e distribuir panfletos contra o governo cubano


 












O jornalista cubano Lázaro Yuri Valle Roca foi condenado na última quinta-feira a 5 anos de prisão pelo crime de “propaganda inimiga de natureza contínua”. A sentença ainda não é definitiva e o acusado tem prazo de 10 dias para recorrer.

A condenação foi divulgada nas redes sociais pela mulher de Valle Roca, a ativista Eralidis Frometa. Na postagem, ela afirma que seu marido está “injustamente na prisão” e diz ter recebido a “mentirosa e manipulada sentença”.

Preso desde junho de 2021, Valle Roca tem 60 anos e faz parte da ONG Delibera, considerada “ilícita” em Cuba. Segundo a decisão judicial, do Tribunal Provincial Popular de Havana, o jornalista ajudou a distribuir panfletos contra o governo cubano.

Segundo a sentença, Alien Tijerino Castro — condenado a quatro anos de prisão — escreveu panfletos com uma “abordagem contrária ao atual sistema social e político em Cuba”. O conteúdo do material gráfico teria servido de base para a composição da música “Patria y Vida”, com críticas ao governo cubano e lema da onda de protestos realizados em 2021. Um dos cantores, o rapper Maykel Castillo, de 39 anos, mais conhecido como Osorbo, foi condenado a nove anos de prisão por desacato e agressão. O artista conquistou o Grammy Latino de melhor canção do ano e pela melhor canção urbana, na 22ª edição do prêmio.

A decisão judicial afirma ainda que Valle Roca ajudou a organizar uma manifestação. Ele próprio teria filmado o protesto para postar no Facebook da ONG Delibera.

O Globo