domingo, 13 de dezembro de 2020

STJ recua e admite analisar recurso de Lira contra bloqueio de R$ 10,4 milhões na Lava Jato












 




O presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Humberto Martins, recuou de uma posição que havia tomado anteriormente e decidiu dar andamento a um recurso em que o deputado Arthur Lira (PP-AL), candidato à presidência da Câmara, tenta liberar bens que foram bloqueados em uma ação da Lava Jato.

Há quatro anos, Lira e seu pai, Benedito de Lira (PP), ex-senador e prefeito eleito de Barra de São Miguel (AL), tiveram bens bloqueados no valor de até R$ 10,4 milhões.

Ao analisar o pedido em setembro, Martins entendeu que não caberia ao tribunal revisar a decisão proferida pela Justiça Federal no Paraná. Passado pouco mais de um mês, a partir de nova contestação dos dois políticos alagoanos nos mesmos autos, o presidente do STJ acolheu o pedido para que a matéria seja analisada regularmente na corte.

Em seu terceiro mandato como deputado federal, Lira lançou na última quarta-feira (10) sua candidatura à presidência da Câmara. Ele tem o apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na disputa que ocorrerá em fevereiro. O parlamentar responde a acusações em diferentes instâncias da Justiça, parte delas fruto da Lava Jato.

 

FOLHAPRESS