quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

'Estamos na pior semana da pandemia até agora', diz secretário de Saúde do Paraná

 

O secretário estadual da Saúde do Paraná, Beto Preto, afirmou, nesta quinta-feira (10), que o estado está na pior semana da pandemia do novo coronavírus desde março, quando foram confirmados os primeiros casos na região.

Segundo o boletim da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), a primeira semana de dezembro registrou 21.511 novos casos, um recorde desde o início da pandemia.

O número é cerca de 50% superior às piores semanas de julho, agosto e setembro, quando o número de novos casos semanais chegou a 14,2 mil.

"A força do vírus está alcançando o nível maior do que tínhamos em julho e agosto, quando tínhamos tido os maiores números até agora", afirmou.

Naquele período, os hospitais do estado, tanto público quanto privados, tinham 2,2 mil pacientes internados com Covid-19 ou suspeita da doença, segundo o boletim da Sesa.

O boletim da Sesa de quarta-feira (9) aponta que o estado tem 2,8 mil pessoas internadas com suspeita ou diagnóstico confirmado de Covid-19.

Segundo a secretaria, 88% dos leitos de UTI adultos do SUS para pacientes com Covid-19 ou suspeita da doença estão ocupados.

Na região leste do estado, que engloba Curitiba, região metropolitana e o litoral do estado, a ocupação é de 94%.

"Todos os dias temos rotatividade de leitos, mas não tem sido suficiente. Então pacientes estão ficando nas UPAS e outras unidades, com dificuldade de acesso aos hospitais", afirmou Beto Preto.