terça-feira, 19 de dezembro de 2017

A eleição está aberta



O levantamento do Instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta terça-feira, 18, mexeu com os nervos de muita gente. A ideia de empate técnico esconde uma verdade preocupante para as hostes de Osmar Dias: pela segunda vez consecutiva, seu adversário Ratinho Jr aparece na ponta na disputa do governo, o que parece consolidar uma posição de liderança que não será fácil derrotar.
Vamos aos números. Além da distância pelo deputado deputado Ratinho Junior (PSD), há outras observações. Ainda temos uma eleição aberta, conforme mostram os cinco cenários de primeiro turno e os três cenários de segundo turno.
No cenário considerado mais provável, Ratinho Junior está na frente com 35,2%, seguido de Osmar Dias (32.7%). Distantes, estão Cida Borghetti (PP) com 4,7%, o ex-deputado Dr. Rosinha (PT), com 2,3%, Silvestri Filho (PPS, 2,2%; e o presidente Fiep, Edson Campagnolo com 1,7%.
O Paraná Pesquisas ouviu 1.520 eleitores, durante os dias 14 a 17 de dezembro de 2017. O grau de confiança da pesquisa é de 95% e a margem estimada de erro é de aproximadamente 2,5%.