sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

JUSTIÇA ORDENA PRISÃO DE EDINHO, MAS REDUZ PENA DO FILHO DE PELÉ



O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo julgou, nessa quinta-feira, 23, o recurso de apelação de Edson Cholbi do Nascimento, o Edinho. Filho de Pelé, o ex-goleiro do Santos foi condenado por lavagem de dinheiro e associação ao tráfico de drogas.
Condenado em maio de 2014, a pena de 33 anos e quatro meses de reclusão foi reduzida para 12 anos e dez meses em regime inicial fechado. A 1ª Vara Criminal de Praia Grande tramitou a ação penal e expediu o mandado de prisão de Edinho. Ele aguardava o julgamento da apelação em liberdade.O advogado do santista, Eugênio Malavasi, disse que Edinho irá se apresentar espontaneamente no 5º DP de Santos assim que sair o pedido de prisão. “Ele já me falou que assim que sair, ele vai se apresentar. Mas, vamos entrar com um pedido de habeas corpus para revogar a prisão dele”, falou o advogado.
Os demais envolvidos no processo também tiveram suas penas reduzidas. Além de Edinho, Clóvis Ribeiro, o Nai, Maurício Louzada Ghelardi, o Soldado, e Nicolau Aun Júnior, o Véio, foram condenados pelo mesmo motivo. Nai vai cumprir 15 anos de reclusão, enquanto Soldado e Véio vão ficar presos por 11 anos e quatro meses.
Entenda o caso
Em 2005, o filho de Pelé foi preso com outras 17 pessoas pela Operação Indra, realizada pelo Departamento de Investigações sobre Narcóticos (Denarc), acusado de ligação com uma organização de tráfico de drogas comandada por Naldinho, na Baixada Santista. Após seis meses em prisão provisória, foi solto com liminar em habeas corpus concedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Em janeiro de 2006, ele teve a prisão decretada com o aditamento da denúncia, que passou a incluir o crime de lavagem de dinheiro. 
O processo de prisão e soltura do ex-goleiro do Santos se prolongou até este ano, com novas condenações e concessões de habeas corpus.