quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

RELATOR DA REFORMA TRIBUTÁRIA VOLTA A DEFENDER IMPOSTO NACIONAL



O relator da reforma tributária na Câmara dos Deputados, Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), voltou a defender a criação de um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) nacional, que substituiria pelo menos nove tributos que existem hoje. A ideia, de acordo com o deputado, é tornar o sistema mais "enxuto e simples", com suporte para cobrança eletrônica.
Hauly disse também que as reformas já em tramitação no Congresso Nacional não são obstáculo para as mudanças no sistema tributário brasileiro.
"Tempo é questão de preferência. Todos aqueles que querem mudanças no Brasil dão preferência para reforma tributária", afirmou Hauly, que falou com jornalistas em um intervalo de reunião sobre a reforma no Palácio do Planalto.
O encontro contou com a presença do ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, do secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Eduardo Guardia, e do secretário da Receita Federal, Jorge Rachid. O compromisso não constava em suas agendas públicas.
O texto, segundo Hauly, está fechado, mas ainda precisa ser discutido com o governo. O assessor especial da Casa Civil Gastão Toledo ressaltou que a proposta do relator "não é a final". "Estamos estudando o que é possível fazer sobre essa proposta. Não temos definição sobre qual será a apoiada pelo governo", disse. "A ideia é ter simplificação tributária", afirmou Toledo.